sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

CONVERSA DE BOTEQUIM

Dizem que na maioria das conversas de bar pouco se aproveita. Não foi o caso dessa.

Ontem, recebi um amigo de Salvador.  À noite, fomos a um dos botecos da Passarela do Álcool, no Pontal. Em meio ao bate-papo, veio o tema político.

Meu amigo começou a narrar um diálogo seu com dois colegas de trabalho antes das eleições.  Diferentemente dele, ambos pertencem a famílias de classe média alta e moram em bairros da orla em Salvador.  Meu amigo, ao contrário, mora na periferia e conseguiu pagar e concluir seus estudos universitários em Administração de Empresas com muitas dificuldades.

Tentando justificar porque não votariam na Dilma, seus dois colegas fizeram as seguintes afirmações: 

Um deles disse:   -  "Sei que há milhões de pessoas recebendo o benefício do Bolsa Família, mas eu não preciso disso, não recebo um tostão!"

O outro afirmou:   -  "O governo tem divulgado que mais de 750 mil estudantes de famílias pobres estão no ProUni. Não dependo do ProUni para pagar minha faculdade, minha família tem dinheiro pra pagar!"

O primeiro completou  -  "Outra coisa, tem muita gente comprando carro... Tá ficando difícil eu andar com o meu nas ruas!"

(Com essa última, lembrei do infeliz do Luis Carlos Prates, da RBS de Santa Catarina).

Claro que meu amigo apresentou suas contra-argumentações.  Só não sabe se fez os dois infelizes egocêntricos mudarem de opinião.

Essa conversa de botequim veio a calhar, porque entre os nossos daqui de Ilhéus, de Itabuna, de Canavieiras e de outras cidades da região, podemos identificar traços marcantes do egocentrismo.  Muitas retinas não ultrapassam os limites dos próprios umbigos.  Não pensam no bem-estar coletivo...  Não imaginam que o estabelecimento desse bem-estar coletivo, além de um ato de amor, significa, em última análise, a paz e a tranquilidade de todos.

Bem... Dessa conversa de botequim pode-se tirar algum proveito... Se transformada numa REFLEXÃO para essa passagem de ano.

UM FELIZ ANO NOVO A TODOS OS POVOS DO PLANETA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.