sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

GENTILEZA GERA GENTILEZA - O PROFETA DO AMOR

José Datrino - O Profeta Gentileza
Ainda não sabia de quem se tratava. Afinal, não tinha tempo para me ocupar com coisas banais... Precisava dedicar todo o meu tempo ao serviço, nas fileiras do Corpo de Fuzileiros Navais, pensava.

Diáriamente, ao passar (de ônibus a caminho do trabalho) pelo trecho entre o Cemitério do Caju e a Rodoviária Novo Rio (Rio de Janeiro), observava aquelas inscrições postadas nas pilastras dos viadutos, muros e tapumes. Era uma extensão de cerca de um quilômetro e meio com aquelas frases desenhadas em verde-amarelo.

A frase mais comum está aí, em um de seus cartazes:

Não sabia quem era... Nunca tinha visto o autor dessas frases!  Não dava a menor importância para elas!

Somente depois de sua morte, fiquei sabendo que tratava-se de José Datrino, nascido na cidade paulista de Cafelândia (1917-1996).

Optando por aquele local, Gentileza colocava estrategicamente suas frases no lugar por onde passava um grande número de pessoas.   

Antes de vir para o Rio/Niterói, Gentileza trabalhava no campo, onde aprendeu a amansar burros para o transporte de carga. Já no Rio, como profeta Gentileza, se dizia "amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento".

Desde sua infância José Datrino era possuidor de um comportamento atípico. Por volta dos treze anos de idade, passou a ter premonições sobre sua missão na terra, na qual acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de sua missão. Este comportamento causou preocupação em seus pais, que chegaram a suspeitar que o filho sofria de algum tipo de loucura, chegando a buscar ajuda em curandeiros espirituais.


Um incêndio ocorrido no ano de 1961 (foto acima)num circo em Niterói teria sido a sua motivação para vir morar no Rio de Janeiro e dar início à sua "missão" profética. Nesse incêndio, morreram mais de 500 pessoas. Gentileza disse um dia ter ouvido "vozes  astrais" que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente "Profeta Gentileza".
Após deixar o local que foi denominado "Paraíso Gentileza", o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".

AMIGOS LEITORES DESTE NOVO BLOG,LEVEMOS PARA 2011 AS LIÇÕES DO "PROFETA GENTILEZA":

"GENTILEZA GERA GENTILEZA!" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.