sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

QUEM INVENTOU O ROCK AND ROLL?

O norte-americano Chuck Berry é considerado por muitos o inventor do Rock and Roll.
 
Berry tem hoje 83 anos e começou sua carreira musical na década de 1950. A música Maybellene (1955), seu primeiro single, é tida como uma das primeiras canções de rock. O cantor e compositor foi um dos principais nomes da Chess Records, gravadora que também lançou Etta James e Muddy Waters. Johnny B. Good, Roll Over Beethoven e Carol estão entre os hits mais famosos do cantor.  São clássicos inesquecíveis do rock.

Apesar de muitas bandas passarem a compor e cantar o rítimo criado por Berry  -  entre elas a de Bil Halley  -, foi preciso um branco e boa pinta para que a música pegasse comercialmente. Esse cara foi o Elvis Presley, que se transformou no Rei do Rock.  Claro que o Elvis também tinha muito talento, mas não se pode tirar o mérito de Charles Edward Anderson Berry. 
 
Berry nasceu em Wentzville, no Missouri, dia 18 de outubro de 1926.
 
Em 1986, Chuck Berry foi um dos primeiros roqueiros a entrar para o "Rock And Roll Hall Of Fame". Sua importância para o rock é essencial. É considerado por muitos o verdadeiro rei do rock, título usurpado por Elvis Presley. Certa vez, John Lennon em entrevista chegou a afirmar, "se vocês querem dar outro nome ao rock´n´roll, podem chamá-lo de Chuck Berry".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.