sábado, 12 de fevereiro de 2011

ACORDA ILHÉUS!!!


Neste sábado, acordo meio incomodado... Ilhéus está dormindo! Dormindo e embalada na dormência do tempo.  Tempo que passa e Ilhéus não vê! 

Depois do café pequeno, passo a vista no “Muqueca”,visito o “O Sarrafo” do meu amigo Guy. Dou uma navegada no meu “O Aríete”. Somente isso, foi o bastante pra me fazer ferver de indignação!

Uma puta esculhambação!  Da safadeza dos (globais) Marinhos, aos “profissionais do ambientalismo” de plantão; dos fajutos “administradores” públicos, aos maus policiais,  -  verdadeiros bandidos em ação!

Fiquei, deveras, imaginando... Como será?  

Como será, dentro de mais algum tempo,  -  mesmo que para alguns o tempo não passe  -, o futuro da nossa rica e bela região!? Penso que, se não tomarmos urgentes medidas; se não nos dispusermos a arregaçar as mangas; se continuarmos de braços cruzados, sem vontade, sem reação...  Como será!?

Não se pode mais aceitar a falta de Deus no homem. O Brasil, aos poucos, vai mudando. Nossa Bahia -  ainda que de forma lenta  -, segue a mesma direção... Já, cidades como Itabuna, Ilhéus e Canavieiras... mantêm-se no mesmo diapasão: rastejantes e submissas aos desejos e caprichos de gente sem compromisso. Gente que tem um grande e informe lajedo no lugar do coração.

No campo de meio ambiente, vê-se o egoísmo latente  de interesses estrangeiros. Mas também tem brasileiros... Marinhos, Marinas, um grupo de babacas “globais...” o tal dono da Natura – o bilionário Leal. Esses, com o apoio de gente da própria cidade, formam um grupo de capadócios, numa luta cínica e odiosa, contra o projeto Intermodal.

Aos humildes, vão dizendo: “Essa construção é um grande mal!”. Como se esquecessem da fome que assola e mata... da miséria que aflige muitas famílias... de que o Homem é parte integrante e mais importante da Natureza. Como se esquecessem de que a preservação exige uma redução na atividade extrativista. E que essa redução só será possível com novas ofertas de empregos.

De tudo tem um pouco...

No campo institucional, um cheiro de podre exala e contamina nossas narinas. Envolve gravemente os que se dizem "otoridade" da esfera municipal. Nada fica de fora, como agora... Solapam a grana da Saúde, da Assistência Social... Enquanto a gente vai apostando nas ações da Polícia Federal.


Não consigo deixar de pensar...

Como pode essa laia, descansar no travesseiro, a cabeça que maquina as misérias d'um povo inteiro!?

Na casa que eles moram, quando se abre o chuveiro, a água que cai é escura, mistura de linfa e de plasma, que tinge de cor vermelha as paredes do banheiro.

Do jeito que a coisa vai, não posso pensar diferente...

Qualquer dia ainda vejo, as águas do Cachoeira e do Almada  com a cor de purpurina. Lagos, mares e banhados, também estarão turvados... A nossa Lagoa Encantada, para motivos torpes, também já está sendo usada...

Sei que não leva tempo  - pela falta do emprego  - que nossa Floresta Atlântica estará derrubada no chão. As árvores dos manguezais, queimadas que nem tição. Coitado do caranguejo, do aratu, do sururu, do mexilhão... Com tanta gente nos mangues, buscando a sobrevivência, serão todos dizimados, sem clemência nem perdão.

Aqui não quero falar da violência que assusta. De drogas e prostituição. Mas, se não tivermos cuidado, - pela cabeça dos homens -, assim será...  Sempre, infelizmente, será assim meu irmão!

Souza Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.