quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

NÃO EXISTEM VACINAS CONTRA A DENGUE, POR ISSO A PREVENÇÃO É A MELHOR ARMA!

Saiba mais sobre a Dengue e como prevenir

Para enfrentar o mosquito


A dengue pode ser mortal. Saiba como se prevenir contra o inseto que transmite a doença.





Onde mora o inimigo

A água limpa e parada é o criatório do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os ovos depositados na água se transformam em larvas geralmente em garrafas vazias, pneus, caixas d'água sem tampa e vasos de plantas. É preciso cuidado também com calhas de telhado, piscinas, aquários, ralos e até tampinhas de garrafa ao ar livre.


À espera das chuvas
Os ovos do mosquito da dengue sobrevivem até dois anos mesmo em locais secos. As larvas podem surgir se o local for coberto por água limpa. Ao retirar a água de algum foco, é preciso lavar os recipientes com a ajuda de uma escova. Essa medida elimina as larvas e os ovos, que geralmente se fixam nas paredes desses utensílios.



Borra de café
Pesquisa do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) comprovou a eficácia da borra de café no combate às larvas do mosquito transmissor da dengue. Segundo o trabalho da bióloga Alessandra Laranja, as substâncias encontradas no café alteram as enzimas responsáveis pela eclosão dos ovos e proliferação das larvas. Ela recomenda o uso somente em vasos de plantas e jardins. Importante: só use borra de café preparado sem açúcar para não atrair formigas.


Como ele ataca
O mosquito pica apenas durante o dia, diferentemente do pernilongo comum. A dengue não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra




Dengue ou resfriado?
A dengue tem sintomas parecidos com os da gripe, mas não iguais. Os primeiros sinais aparecem de três a quinze dias depois da picada do mosquito contaminado. Febre alta, dor intensa nas articulações, cefaléia, perda de apetite e desânimo são os sintomas mais comuns. Também pode ocorrer coceira no corpo. O que ajuda a diferenciar a dengue da gripe são manchas avermelhadas na pele, diarréia ou aumento do volume do fígado acompanhado de dores. A forma hemorrágica da doença apresenta os mesmos sintomas, mas com sangramento pelo nariz, aparecimento de hematomas na pele e sangramento nas gengivas.


A bomba no jardim
As bromélias são as plantas que mais oferecem condições para multiplicação dos mosquitos que transmitem dengue, mas eles podem proliferar também em outras plantas. A receita para evitar riscos:
Use uma solução preparada com 20 gramas de fumo de rolo picado fervido em 1 litro de água. Isso dá um eficiente larvicida. Deve-se derramar uma colher de sopa por semana no centro da bromélia.
Borrife uma solução feita com 2 mililitros de água sanitária por litro de água diariamente sobre qualquer tipo de planta.


O que fazer diante dos sintomas?
Procurar um médico ou posto de saúde. Não se tratar por conta própria. Existem remédios, como o ácido acetil-salicílico, que podem piorar os sintomas. Outros levam ao risco de manifestações alérgicas. Diante do diagnóstico de dengue, pedir ao profissional que notifique o caso para as autoridades. Beber bastante líquido.
Não é preciso seguir nenhuma dieta.
Repousar.

O que é dengue hemorrágica?
É a forma mais grave da doença, com sangramentos. Seu maior perigo é a queda acentuada da pressão arterial, que pode levar ao estado de choque. Esse tipo de sintoma será percebido logo nos três primeiros dias, assim que a febre começar a baixar. Também se deve ficar atento a dores no fígado, tonturas, desmaios, suor frio e fezes muito escuras. A dengue hemorrágica pode, em alguns casos, acontecer logo na primeira infecção.

Quantas vezes se pode contrair a doença?
Até quatro vezes, pois existem quatro tipos do vírus. Ao contrair cada um deles, a pessoa fica imune àquele tipo do vírus. A recuperação, porém, é total, sem seqüelas, e acontece aproximadamente dez dias depois dos primeiros sintomas.


Fontes: Fernando Martins e Terezinha Marta Castiñeiras/Centro de Informação em Saúde para Viajantes da UFRJ e Funasa
Fotos Frederico Ferrite/Oscar Cabral/Claudio Rossi/Jader da Rocha/
Jorge Butsuem/Marcelo Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.