quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A VOLTA DO CIRCO VOADOR

Poucas pessoas conhecem a importância do Circo Voador para a música brasileira, em especial o Rock. Grande parte das bandas nacionais que conhecemos hoje passaram pelo Circo. 

Abaixo, uma foto do Circo Voador nos anos 80.

O espaço de eventos foi fechado em 96, por conta de intolerância política envolvendo o então prefeito do Rio, César "Factóide" Maia, do DEMO. (Só podia ser do DEMO).

Apesar disso, recentemente o Circo voltou às suas atividades, ainda na Lapa.


Foto do novo Circo Voador.


O carinha, aí embaixo, conhece muito bem essa história:

Zé Paulo - Baixista do NaCalifa BAND

Olha eu aqui de novo !! Hoje o assunto é circo!! E não é um circo comum, mais sim um circo VOADOR!! Calma que eu explico. É que no último dia 22 de julho rolou a reabertura do CIRCO VOADOR nos Arcos da Lapa do Rio de janeiro.Para quem não sabe muito bem o que foi o CIRCO VOADOR, eu explico.
Em 1982 o projeto CIRCO VOADOR surgiu no Pontal do Arpoador com a duração prevista somente para aquele verão.Mas acontece que o circo pegou fogo.Até Caetano Veloso ,que fez uma pequena apresentação para 500 pessoas, disse “Este Circo está lindo e tem tudo pra levantar vôo”. Dois meses depois o “Rapa” fechou o Circo, que teve a sua reinauguração definitiva 7 meses depois nos Arcos da Lapa, em Outubro de 1982.
Dai em diante foram 14 anos de história até o CIRCO VOADOR ter seu alvará cassado pela pelo prefeito César Maia logo após o seu sucessor Luiz Paulo Conde ter comemorado sua vitória no Circo durante um show do Ratos de Porão e Garotos Podres, e claro, ter sido vaiado pelo público.
Durante estes 14 anos de história, o CIRCO VOADOR foi palco e responsável por momentos importantes do Rock nacional e até mesmo do país. No seu primeiro grande projeto o CIRCO VOADOR traz o Rock Voador.Podemos até dizer que se não fosse por este projeto a história do Rock/Pop brasileiro teria sido outra. Numa epóca em que a maior parte das rádios tocavam músicas estrangeiras o Rock Voador foi responsável pela exposição de dezenas de bandas que formaram a base do Rock Nacional nos anos 80.Passaram pelos palcos do Circo artistas e bandas como Raul Seixas, Barão Vermelho, Legião Urbana, Kid Abelha, Paralamas do sucesso, Plebe Rude, Blitz e muitas outras.No começo dos anos 90 por la também tocaram Chico Science, Raimundos e Planet Hemp.Segundo Maria Jucá, idealizadora do Projeto, 258 bandas passaram pelo palco do projeto Rock Voador.
Sempre ligado a música o CIRCO VOADOR teve participações em momentos importantes do Brasil. Em 1984 foi palco do final de uma grande manifestação do movimento DIRETAS JÁ, que começou na Candelária e terminou com um grande show sob as tendas do Circo. Em 1992 o CIRCO VOADOR promove a ECO 92, e é considerado ONG internacinal, em uma homenagem a Cazuza que reuniu nomes como Lobão, Nana Caymi, Jello Biafra ( Dead Kenedys ) e The Wailers. O Projeto do CIRCO VOADOR vôou tanto que foi pousar também em Recife e Guadalajara México em 1986 e mais tarde Cabo Frio no ano de 1995, onde o Circo bateu seu record de publico com 7.500 num show de Lulu Santos.
Hoje, depois de marcar história, quase 8 anos depois do seu fechamento em 1996, o CIRCO VOADOR, graças a uma liminar da justiça que anula a cassação do alvará, volta pronto para levantar vôo novamente. Na sua reinauguração teve Celso Blues Boy ( uma das primeiras bandas a se apresentarem no projeto Rock Voador), Frejat ( Barão Vermelho), Evandro Mesquita (Blitz) dentre muitos outros. Quem tiver afim de ter maiores detalhes sobre a história do projeto e como foi possível sua reabertura visite o site www.circovoador.com.br.
Esperamos que esta nova fase do CIRCO VOADOR, revele tantos novos talentos como no passado.
É isso ai galera, espero que vocês tenham gostado. Tenham um ótimo final de semana e até semana que vem.
Queria agradecer o e-mail que recebi semana passada elogiando a coluna.Mas se quiserem xingar tambem pode, o que vale é escrever. 

zepaulo@nacalifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.