quarta-feira, 30 de março de 2011

GUERRA DE ÚLTIMA GERAÇÃO

As mais avançadas armas de guerra do mundo moderno são dependentes de um sistema composto por 24 satélites que orbitam ao redor da Terra.  Esse sistema   -  NAVSTAR  -  pertence ao Departamento de Defesa Norte-Americano (Department of Defense  -  DoD).  A partir de 1980, seu uso civil foi liberado, dando surgimento a uma gama de equipamentos para determinar a localização que uma pessoa, um equipamento, ou o que quer que seja, ocupa na crosta terrestre.  Essa localização é fornecida por Coordenadas de Latitude e Longitude.  

Dentre os equipamentos criados, o que se tornou mais comum foi um aparelho receptor móvel que recebe ondas de rádio do Global Positioning System  (Sistema de Posicionamento Global) e, por isso, ficou popularmente conhecido como GPS.

A partir da década de 80, todos os sistemas de armas desenvolvidos no mundo passaram a utilizar a tecnologia do GPS.  Não é o caso dos EUA, estes já faziam uso dessa tecnologia muito antes. 

Bem, pode-se então dizer que, ao liberar o uso de seus satélites, os EUA entregaram uma poderosíssima arma aos seus inimigos!  Que, se o Irã quiser lançar um míssil de longo alcance sobre a Casa Branca, bastaria "treckar" os satélites disponíveis num determinado momento e inserir as Coordenadas Latitude  38º53'51.68"Norte  -  Longitude 77º02'11.57"Oeste e disparar contra esse alvo.  Utilizando-se do Sistema de Posicionamento Global, também poderia destruir todo o arsenal Norte-Americano! Se você acha que sim, está muito enganado!

"Erros propositais" foram inseridos no sistema  pelo Departamento de Defesa Americano para causar uma degradação artificial do sinal do satélite. É chamada de Disponibilidade Seletiva (S/A - Selective Availability) e resulta em um erro de cálculo na posição de mais de 100m. 

Ao fazerem uso de suas armas de guerra, os EUA e aliados (Líbia é o exemplo mais recente) utilizam um "Fator de Correção" que compensa o "erro proposital". Como determinados equipamentos (a exemplo dos GPS modernos) já são capazes de detectar o "erro proposital", fica fácil encontrar o Fator de Correção.  Por essa razão, o "erro proposital" é constantemente modificado pelo DoD.

Clique na Imagem para aumentar
Logo, se alguém está pretendendo resolver o problema da cidade de Ilhéus lançando um artefato na Latitude 14º47'5219"Sul  -  Longitude 39º02'0204"Oeste (vide marcador no mapa acima), deve pensar duas vezes.  Poderá acertar o Hospital São José, ou Teatro Municipal, ou as águas da Baía do Pontal. Menos mal se atingir um prédio que fica do outro lado da Praça J. J. Seabra.  Quem quiser as Coordenadas desse prédio, deve baixar e navegar no Google Earth.  Lembrando que um Segundo nas Coordenadas equivale a 30,87 metros.  Por favor, cuidado com os taxistas e os aposentados que jogam baralho na praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.