quarta-feira, 2 de março de 2011

HÁ MAIS 40 ANOS...

No final dos anos 60, no Rio, dez entre cada dez jovens ouviam Rock and Roll.  Havia o grupo da "Beatlemania" que só ouvia Beatles; uns preferiam Rolling Stones; outros o The Doors ou o Credence  Clearwater Revival... E eu estava entre esses últimos.  Mas, todos gostávamos das bandas cariocas que tocavam nas baladas de rock da Guanabara e da Baixada.

Em 1970, comecei a ganhar meu próprio dinheiro. Havia cortado o "cordão-umbilical-econômico" com as roças de cacau do meu avô e também já não dependia mais da mesada que meu pai enviava todos os meses, fruto de seu duro trabalho com um caminhão. Fui a uma loja e comprei meu primeiro LP.  Pode ser que os mais novos não saibam o que é um LP. Digo "é" porque eles ainda existem.  Estão por aí, bem guardados pelos colecionadores.  LP são as iniciais de "Long Play", um disco de vinil onde eram gravadas várias músicas, que podiam ser reproduzidas numa vitrola (vitrola?) ou toca-discos. O vinil é uma espécie de plástico duro e meio flexível. Naquela época, já existia o "CD"  -  Compact Disc  -,  mas era, também, de vinil e chamado de "Compacto".  Os "simples" continham duas músicas, uma de cada lado; os "duplos" traziam quatro.

Mas, voltemos ao LP de vinil.  Depois que surgiram as fitas cassetes (antes mesmo dos CDs dos tempos atuais), o LP recebeu o apelido carinhoso de "bolachão". Como dizia, em 1970 comprei meu primeiro "Bolachão". Minha banda de rock internacional preferida era o Credence, adivinha o LP que comprei?  Cara, o vinil quase se desfez em rodelas de tanto a agulha (agulha?) passar por suas ranhuras (sulcos)! E, de quebra, devo ter enchido o saco dos vizinhos...  Alguém deve estar estranhando eu ter escrito "agulha", mas, os discos de vinil tocam pelo cantato de uma agulha acoplada à extremidade de um braço móvel (cápsula fonocaptadora).

Toca-Discos ou Vitrola
Bem... Havia comprado um LP do Credence Clearwater Revival, recém-lançado no Brasil.  A banda era o principal ícone do Country Rock norte-americano.  Uma espécie de Rock sertanejo que predominou nos anos 60.

Aí estão algumas performances do Credence:



No começo dos anos 70, os caras tinham essa aparência (vídeo abaixo).  Hoje, são senhores de mais de 60 anos, como eu e todos da minha geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.