quinta-feira, 10 de março de 2011

O QUE É ISSO!?

Ontem, em "O Sarrafo"  do meu amigo Guy Valério, li uma crítica ao Carnaval de Ilhéus.  Especialmente a respeito do tipo de música que se tocou na avenida: "arrocha".

Eu estava em Canavieiras, e lá não foi diferente.  A única exceção foi uma bandinha de Raggae que se apresentou no Domingo.

De volta a Ilhéus, fico aqui, com meus botões, pensando sobre a influência que esse tipo de "música" tem sobre a alienação, a falta de senso crítico e de desenvolvimento que marcam nossa sociedade sulbaiana.

Charles Darwin
No Rio, a União da Ilha entra na avenida e, em 80 minutos, apresenta uma peça teatral sobre a "Origem das Espécies".  E, com essa proposta, coloca-nos à bordo  do navio Beagle para, numa fantástica viagem, desbravar os sete mares e dar uma volta ao mundo, acompanhados do naturalista Charles Darwin.

ENQUANTO ISSO, AQUI...
"Vou não, quero não, posso não
Minha mulher não deixa, não
Não vou não, quero não..."

Mas, continuo no navio do Darwin  -  ou da União da Ilha, como queiram.

O navio vai singrando os mares da Sapucaí e atracando nos portos encontrados. Em cada porto, sou convidado ao desembarque. Terras nunca antes vistas, ilhas fabulosas, lugares encantadores... Todos os viajantes vão coletando dados, informações, fazendo anotações que, no final, servirão para elaborar uma teoria que mudará o rumo da história:  a História da Vida.

Começando pela água... uma única célula se divide, cresce e se multiplica, abundando de vida os Oceanos. As águas do mundo estavam dominadas.

ENQUANTO ISSO... AQUI

"Kika kika kika na latinha
Kika kika kika na latinha
Kika kika kika na latinha
Kika kika amassa..."

Metamorfoses... evoluções. Criaturas aquáticas desenvolvem a capacidade de absorver ar na superfície das águas...  barbatanas se transformam em patas.  Iniciam um passeio pela terra firme.  Rastejam, tem cascos... Alguns trocaram as escamas por penas e já dominam os céus...

Os que inicialmente foram para as árvores, resolveram descer.  Foram evoluindo, evoluindo e evoluíram. Desceram e passaram a se apoiar em duas patas...

E a União da Ilha vai contando sua bela História, com um fabuloso enredo...

ENQUANTO ISSO... AQUI

"Super-Man ficou fraco,
O Pingüim jogou criptonita
Lex Luthor e Coringa roubaram laço da Mulher Maravilha.
Foge! Foge Mulher Maravilha.
Foge! Foge! Com Super-Man."

A União da Ilha, com 8 carros alegóricos e algumas dezenas de alas em belas fantasias  -  em 80 minutos  -, mostrou "O mistério da vida" ao mundo.

Em Ilhéus e em Canavieiras, propagação do besteirol, da alienação, do subdesenvolvimento...

DARWIN!  VENHA NOS FAZER UMA VISITA! 

AQUI ENCONTRARÁS UMA ESPÉCIE QUE AINDA NÃO CONHECES: O "PITECANTROPO XXI"

APESAR DE SERMOS FRUTOS DA MESMA "ÁRVORE DA VIDA", VERÁS QUE MUITOS AINDA NÃO DESCERAM!

QUE, MESMO HABITANDO CORPOS QUENTES E ADAPTADOS A TODO TIPO DE AMBIENTE, OS CÉREBROS DOS QUE "AINDA NÃO DESCERAM DA ÁRVORE" SÃO INCAPAZES DE FAZER USO DA INTELIGÊNCIA.

APESAR DE TEREM ROMPIDO O ELO COM A ÁGUA, MUITOS AINDA GUARDAM TRAÇOS MARCANTES DOS POLIPEIROS E DOS ZOÓFITOS.

AQUI ESCREVERÁS UMA NOVA "HISTÓRIA DA VIDA"!

SE PREFERIR, VENHA FANTASIADO. 

ABAIXO, UMA SUGESTÃO DE FANTASIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.