sábado, 16 de abril de 2011

A JOVEM GUARDA E O AXÉ DA BAHIA

Embora distantes no tempo, o que teriam em comum esses dois estilos musicais?  Alguns dirão: NADA!  Eu digo: TUDO! Ambos representaram uma espécie de suporte "cultural" que favoreceu regimes ditatoriais. 

A Jovem Guarda com suas letras melosas, conformistas e alienantes, era tudo que o regime militar da época podia desejar para arrefecer os ânimos da juventude.  Enquanto o Axé, música que nada diz, ou melhor, que só diz bobagens, era tudo que poderia desejar a ditadura implantada na Bahia pelos governos carlistas.

Vou tentar resumir numa frase: "A Jovem Guarda foi para a ditadura militar no Brasil o que o Axé foi para a ditadura carlista na Bahia!"

Em contraponto à Jovem Guarda vieram as composições de Geraldo Vandré, Zé Geraldo, Milton Nascimento, Chico Buarque, Zé Ramalho, Gilberto Gil e Caetano Veloso.  Os dois últimos são bahianos, mas o movimento por eles criado não surgiu na Bahia.  Nem poderia.  Gil e Caetano já haviam bebido de outras águas quando decidiram se insurgirem  contra o poder bruto com o movimento Tropicália.

Para relembrar um pouco desses artistas, fui buscar na Web vídeos de músicas que marcaram aquela época.
















Aqui na Bahia, não obstante as mudanças políticas dos últimos anos, a nossa música continua no fundo do poço. E o buraco é tão profundo que artístas de talento e renomados estão aderindo ao lugar-comum e à fuleiragem.  

Hoje, só se é possível ouvir por aqui bobagens como o axé, o arrocha e a "nova" música serteneja.  Este último estilo musical foi, nos últimos anos, "assassinado" por duplas "caipiras" que vivem gritando letras imbecis e preconceituosas pra tudo que é lado.

Isso tem feito uma enorme diferença no nível de criticidade e discernimento de um jovem bahiano em comparação com outro do Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.