domingo, 3 de abril de 2011

MEDICINA E PREPARAÇÃO FÍSICA NO FUTEBOL

Reinaldo, ex-centroavante do Galo Mineiro e da Seleção Brasileira, levou tantas botinadas dos zaqueiros adversários que teve de encerrar a carreira ainda novo, no final dos anos 80. Fez diversas cirurgias nas articulações dos dois joelhos, mas não voltou a jogar como antes.  Reinaldo jogou futebol numa época em que ainda não havia os recursos cirúrgicos e terapêuticos da medicina esportiva de hoje.

Em 1985, o zagueiro Márcio Nunes, do Bangu, quase encerra a carreira de Zico com uma entrada criminosa.  Zico conseguiu recuperar-se.  No início da carreira, Zico foi submetido a um trabalho diferenciado conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por médicos desportivos, fisiologistas e profissioais de educação física.  No Brasil, o Flamengo está entre os clubes que iniciaram esse tipo de trabalho específico com jogadores de futebol.

Zico recuperado é entrevistado antes de reencontrar o zagueiro Márcio Nunes em nova partida de futebol. 

 
Quando começou a jogar futebol, Zico era um guri franzino. Só não era mais franzino que o Edu, o irmão mais habilidoso que era controavante do América, onde jogava com o outro irmão, Antunes. Antunes era zagueiro e tinha um porte físico avantajado. Era uma "parede" na defesa do América.  Zico tinha, então, o mesmo porte físico do Bebeto, quando este deixou o Vitória e foi para o rubro-negro carioca.  O trabalho de força e de aumento da massa muscular, foi fundamental para que Zico pudesse voltar a jogar futebol. Em 1976 eu já era profissional de Educação Física e ouvia muitas críticas sobre o trabalho de força com jogadores de futebol.  Eram muitos os especialistas a afirmarem que esse tipo de trabalho poderia tirar a velocidade, a destreza e a mobilidade do atleta.  Não foi o que se viu com Zico, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. Esses dois últimos, depois que foram para o futebol europeu.

Hoje, temos aí o Paulo Henrique Ganso.  Um "cracaço" de bola que sofreu uma contusão seriíssima em um dos joelhos  -  o rompimento do ligamento cruzado anterior.  Não conheço o trabalho com jogadores iniciantes realizado pelo Santos, mas creio que seja de alto nível. Até porque o clube dispõe atualmente de um moderno Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol  -  CEPRAF. Ganso, apesar da estatura, tem uma constituição física apenas razoável.  Acredito que esteja sendo submetido a um trabalho específico e individualizado naquele clube. Mas o que quero comentar mesmo é a recuperação espetacular desse jogador e deixar um questionamento: "Será que se o Ganso jogasse futebol no tempo do Reinaldo, teria voltado aos campos?"

No vídeo, internação de Ganso.


E o vídeo do trabalho de fisioterapia no pós-operatório, que antecede o trabalho de recuperação física.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.