segunda-feira, 16 de maio de 2011

BOTEQUIM CARIOCA

Nesses quase 11 anos de Bahia, há dias em que bate uma saudade enorme de alguns ambientes da vida carioca.  Um deles é o boteco.  O boteco carioca com todas as suas particularidades: balcão  com bancos altos em toda a sua extensão e separando as prateleiras do pequeno salão. Do lado de dentro do balcão, quase sempre, um "portuga" das antigas (com ou sem bigodão). Poucas mesas distribuídas no pequeno espaço interno; mesas nas calçadas, somente em áreas onde isso é permitido.  As bebidas:  Chope preto e claro, bem tirados; cervejas bem geladas e servidas em tulipas ou copos do tipo  americano; bebidas quentes, geralmente, genebra e fogo paulista;  vinho de barrica (às vezes) e caipirinhas feitas no copo...  Na "máquina", tem sempre um cafezinho fresco, que pode ser degustado "preto" ou "pingado"; em xícaras de louça, que aguardam serem servidas mergulhadas em água quente, ou no copo americano mesmo.  Tudo ao gosto de freguês.  As porções de tira-gostos: torresmo, ovo cozido(rosa), 
linguiça e sardinha frita (foto acima), lombo ou pernil assado, salame, carne-seca, moela de frango,  queijo  prato e provolone... Também podem ser encontrados  pastéis, coxinhas e quibes. Sanduíche de pão francês recheado com pernil ou lombo assado ou salame, cortados na transversal com um palito em cada banda, só pra quem tá "matando cachorro a grito". O papo é o mesmo de todos os dias: futebol, mulher , chope e samba.

Há várias categorias de botecos no Rio.  Vai desde os mais sofisticados, passando pelos medianos e chegando aos mais "ralés", apelidados de "pé sujo".  
Independente da categoria, todos tem o seu charme. Uma característica a mais é serem, digamos, "democráticos".

Um desses espaços "democráticos" é o "Beco das Sardinhas" (foto), no Centro do Rio, onde nos fins de tarde seus botecos atendem do alto executivo ao contínuo. 



Seguem algumas recomendações:

Bar Caneco 70  -  Um dos mais antigos de Ipanema. Estava sendo reformado da última vez que estive no Rio.
Boteco da Garrafa  -  Ipanema 
Botecos (são vários) da Praça Varnhagem - O Point da Tijuca


Praça Tiradentes (Centro)

Vila Isabel, bairro mais boêmio do Rio e local de nascimento do compositor Noel Rosa, não poderia ficar de fora.
Bar do Costa  -  Vila Isabel





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.