quinta-feira, 5 de maio de 2011

ONDE ESTÁ A LÓGICA?

Este artigo convida o leitor a uma reflexão.

Vou começar expondo um vídeo e, logo depois, fazendo uma pergunta:


Agora que você assistiu ao vídeo, eis a pergunta:

"Tem certeza?"

Justificando a introdução:  

É quase unânime a afirmação de que Futebol não tem lógica.  Ela se baseia naquilo que pode acontecer dentro das quatro linhas.  Concordo, mas acrescento que, que fora delas,  também não encontro lógica quando o assunto é futebol.  

Refiro-me às opções que são feitas pelas torcidas.

Se "sou brasileiro, com muito orgulho e com muito amor", conforme propagandeia o canto "patriótico" das torcidas, essa afirmação argumentativa precisa estar baseada em premissas que lhe dêem sustentação. 

Ah! sobre essa palavra, "premissas"...  Premissas são fatos ou princípios que servem de base a um raciocínio ou a um estudo  -  "conecção de idéias, "raciocínio", ou o mesmo que silogismo.

Eis algumas premissas que sustentam as afirmações do vídeo:

Se, "sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor", devo estar a favor e solidário com tudo que representa e é do meu país!  

Será que é assim mesmo!?

Não, não é!

Hoje, o "day after" dos últimos jogos da Taça Libertadores das Américas, imagino que algumas torcidas de clubes brasileiros estejam nutrindo os seguintes sentimentos:

-  a torcida do Flamengo, "feliz", porque o Fluminense foi derrotado e eliminado da competiação por um time do Paraguai;

- a torcida do Atlético Mineiro, "radiante" porque o Cruzeiro perdeu em casa para o Once Caldas, da Colômbia, e também ficou fora;

-  a torcida do Grêmio, "triste" pela derrota para o Universidad Católica do Chile, mas "satisfeita" com a derrota do Internacional diante do Peñarol do Uruguai; e 

-  a torcida do Internacional, também "triste,  pela derrota para o Peñarol, mas "contente" por causa da derrota do Grêmio.

Há, nesse contexto, uma situação que a Lógica denomina "Contradição"!

Antes de explicar a "contradição", um pouco de Lógica:
"A lógica (do grego clássico λογική logos, que significa palavra, pensamento, ideia, argumento, relato, razão lógica ou princípio lógico), é uma ciência de índole matemática e fortemente ligada à Filosofia. Já que o pensamento é a manifestação do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. Assim, a lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar. "
E a Contradição? 

Diz-se que há contradição quando se afirma e se nega simultaneamente algo sobre a mesma coisa. O princípio da contradição informa que duas proposições contraditórias não podem ser ambas falsas ou ambas verdadeiras ao mesmo tempo. Existe relação de simetria, não podem ter o mesmo valor de verdade. Dessa forma, ocorre uma contradição quando uma afirmação é falsa e a outra é verdadeira.

Se, "somos brasileiros, com muito orgulho, com muito amor!", não podemos estar felizes com a eliminação de quatro clubes do futebol brasileiro num mesmo dia?

É por isso que sou Bahia, mas torço para todos os demais clubes brasileiros, quando estes não jogam contra o Bahia, especialmente contra clubes do exterior.  Por essa razão, em algum momento, posso estar torcendo pelo Flamengo, Corinthians, Santos, Fluminense, Vitória, ou outro clube qualquer que esteja representando o Brasil numa competição!

Não é admissível, por exemplo, que bahianos torçam por clubes de outros estados em detrimento daqueles que são da Bahia!

Esse meu modo de torcer segue as premissas de ser bahiano, brasileiro, e tem  LÓGICA ARGUMENTATIVA!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.