quarta-feira, 6 de julho de 2011

ORIENTAÇÃO NOS JOGOS MUNDIAIS MILITARES

Orientação não é um esporte genuinamente militar.  Começou na Suécia em 1918 e, inicialmente, disseminou-se pelos demais países do Norte Europeu  -  Dinamarca, Finlândia, Noruega e Islândia.

Hoje é um desporto praticado no mundo inteiro.

No Brasil, começou no seio das Forças Armadas, pela necessidade que tem os militares de saberem ser orientar em qualquer terreno tendo em mãos apenas uma carta militar e uma bússola.  Por isso, é parte integrante e indispensável do treinamento das tropas terrestres  -  Fuzileiros Navais e Exército Brasileiro.

Atualmente, o Brasil conta com a Confederação Brasileira de Orientação, que congrega Federações em diversos Estados.

É um desporto que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade  -  de 8 a 80 anos.

Vídeo com informações sobre a Orientação.

Vídeo com civis praticando Orientação.


As Pistas de Orientação são montadas em regiões de terreno acidentado e vegetação variada.  É fundamental que os competidores não conheçam a área escolhida para a pista. O prazer dos técnicos que montam os percursos é criar o máximo de dificuldades para os atletas.

As pistas de Orientação devem exigir estratégia e decisão por parte do competidor.

Citando um exemplo:

Em um dos pontos do percurso, o atleta verifica pela carta, que o ponto seguinte está a 1 quilômetro do ponto onde se oncontra, em linha reta.  No entanto, nessa linha reta há uma montanha íngreme de 600 metros de altitude e  sem trilhas. Ele precisa decidir: ataca o ponto vencendo a montanha ou desborda por uma das trilhas ou estradas visualizadas na carta?  Se fizer opção pela trilha ou uma estrada, a distância será triplicada.  Ou seja, os 1.000 metros (1km) serão transformados em 3.000 metros! Um competidor poderá optar por ultrapassar a montanha, outro a correr no plano uma distância 3 vezes maior.  A mesma decisão e estratégia será exigida nos casos de vales profundos, rios caudalosos e outros acidentes geográficos de difícil transposição.

São 3 dias de prova. Em cada dia, os atletas cobrem percursos (pernadas) de até 7 ou 8 quilômetros.

A classificação na competição é feita pela soma dos tempos dos atletas nos 3 dias de prova.  O atleta com o menor número na soma dos tempos será o campeão individual. A classificação por Equipe se obtém pela soma de todos dos tempos dos 3 ou 5 (depende do regulamento da competição) melhores competidores de cada equipe.  

Abaixo, um vídeo da Orientação sendo praticada por Marinheiros, Marinheiras e Fuzileiros, no Centro de Educação Física da Marinha (CEFAN).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.