quinta-feira, 18 de agosto de 2011

POR MIM, QUE MIJE!


Ricardo Montedo
 
Boneval sempre foi um cavalariano típico, dotado que era da franqueza rude inerente aos integrantes da arma que têm o Marechal Osório por patrono, a mesma sinceridade que levou o general Figueiredo a declarar que gostava mais do cheiro dos cavalos que do cheiro do povo.
O cavalo é um personagem mítico e, no trato diário das cavalariças, das manobras e das aulas de equitação, goza de uma série de privilégios e deferências de tratamento que, não raro, são negados aos próprios militares.
Isso irritava profundamente o velho Boneval, que considerava “côsa de fresco” tanta atenção dada aos “beiçudos”, alcunha tanto de cavalos e cavalarianos concedida por militares de outras armas, notadamente os infantes.
Uma das ditas “frescuras” era a obrigatoriedade do ginete levantar-se da sela, colocando o peso nos estribos, para aliviar a pressão nos rins do “nobre amigo”, facilitando assim sua tarefa de aliviar-se.
Coisa de “bundinha”, de quem não tem mais o que fazer, na ótica do Boneval.
Eis que, estando seu esquadrão formado para o desfile do Dia da Pátria, o aspira comandante do pelotão, ao ver a montaria de Boneval com dificuldades para urinar, gritou:
- Sargento Boneval, levante, que o cavalo quer mijar!
Ao que o sargentão,sem se abalar, respondeu:
- Por mim, que mije,chefe! Não “tô” sentado no pau dele! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.