quinta-feira, 13 de outubro de 2011

NÃO AGUENTO MAIS "VOCÊ"!!!

Calma!  Não entenda mal! Não é a você (leitor) que estou me referindo!

"Você" já percebeu como "você" virou o vício de linguagem da moda!?

E não são somente os pouco cultos que cometem esse vício!  Tem muita gente letrada falando "você" pelos cotovelos!

É comum ver na televisão um entrevistado falando "...quando você faz isso...", "...se você for...", "...aí você isso... você aquilo..."

Muitos não conseguem mais se expressar sem o emprego de "você"!

Geralmente, os textos explicativos estão recheados de "você":

"Você" pega o ônibus tal..., aí "você" desce na rua "x". Depois de descer, "você" anda cinquenta metros na direção tal... "você" dobra à direita no primeiro beco... aí "você" procura o número "y"... pronto, "você" chegou ao endereço que "você" procurava!"

O correto e elegante seria:

"Pegue o ônibus tal, desça na rua "x". Depois ande cinquenta metros na direção tal... no primeiro beco dobre à direita... esse é o endereço procurado."

Quanto a classe gramatical, apesar de largamente empregado em lugar do pronome pessoal "Tu", "você" é pronome de tratamento. É uma forma contrata de "Vossa Mercê".

Veja uma construção adequada de um texto explicativo sobre culinária:


"Com a ajuda de uma colher, segure a espuma que está na superfície e despeje o conteúdo do liquidificador, com cuidado, na forma caramelada e leve ao forno médio. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por..."

Agora, o mesmo texto "entupido" de "você":

"Com a ajuda de uma colher, "você" segura a espuma que está na superfície, depois "você" despeja o conteúdo do liquidificador, com cuidado, na forma caramelada. Aí "você" leva ao forno médio. "Você" retira do forno..., "você" deixa esfriar, pra depois "você" levar à geladeira por..."


Putzzgrila!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.