sábado, 12 de novembro de 2011

DICA DE SAÚDE


 Todos os dias você observa aquele "gordinho" ou "gordinha" fazendo sua caminhada ou corrida lenta no calçadão da Lomanto Junior. 

Para facilitar esta exposição, vamos chamar nosso personagem de PRATICANTE.

Apesar do esforço, PRATICANTE não aparenta estar perdendo peso.  Como pode isso estar acontecendo!? As caminhadas e as corridas não são exercícios que aumentam o índice de gasto calórico!?  Não estão na lista dos aeróbicos que consomem energia? Por que PRATICANTE não emagrece?

A resposta certamente está na relação entre a quantidade de calorias que PRATICANTE gasta caminhando/correndo e a quantidade que absorve nas refeições.

Não pretendo chegar a detalhamentos de ordem  científica.  Isso poderei fazer no atendimento aos leitores que fizerem comentários querendo saber um pouco mais. 

Procurarei ser o mais conciso e prático quanto possível, mas sem prejudicar o entendimento.

Consideremos que PRATICANTE (o "eterno" gordinho ou gordinha), na sua caminhada/corrida diária esteja gastando 1.000 calorias e que sua TMR (Taxa Metabólica em Repouso) seja de 2.200 calorias. Logo, está consumindo 3.200 calorias/dia (1.000 dos exercícios + 2.200 da TMR).

Isto significa que, se PRATICANTE estiver ingerindo 3.200 calorias nas refeições diárias, ele manterá o peso.  Para emagrecer, ele precisa ingerir menos calorias do que a que está gastando.  Isso pode ser feito ou aumentado a carga de exercícios ou reduzindo o número de calorias ingeridas na alimentação. Esta última opção é a mais recomendável.

A relação absorção/gasto calórico do nosso corredor hipotético (PRATICANTE) poderá ser uma das seguintes, considerando-se uma TMR de 2.200 calorias:

- Absorção de 3.200 calorias/dia e gasto de 1.000 (exercícios) + TMR  -  MANTERÁ O PESO.

- Absorção de mais de 3.200 calorias/dia e gasto de 1.000 (exercícios) + TMR  -  AUMENTARÁ O PESO.

- Absorção de menos de 3.200 calorias/dia e gasto de 1.000 (exercícios)  + TMR - REDUZIRÁ O PESO.

Para emagrecer, PRATICANTE deverá reduzir cerca de 400 calorias/dia na sua alimentação e manter a carga de treino. Pode ser menos, no entanto, o tempo também será maior.

Todas as calorias absorvidas a mais e não consumidas (queimadas) serão armazenadas sob  forma de gorduras.  O resultado disso é sobrepeso, podendo chegar à obesidade.

Alerta-se para a importância da prática de exercícios resistidos (musculação) em combinação com os aeróbicos.  Isso vai evitar a perda de massa magra no decorrer do treinamento.

Relembra-se que é muito importante a orientação de especialistas, tanto para a prática de exercícios quanto para a reeducação alimentar.  Alguns profissionais de Educação Física possuem Especializção em Nutrição.

Não deixe de consultá-los!

Nota
Mais adiante, falarei dos aspectos bioquímicos que envolvem o metabolismo das gorduras que se encontram armazenadas. 

J. A. Souza Neto (Prof. de Educação Física)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.