domingo, 27 de novembro de 2011

PENSO COMO VOCÊ...

O comentário a seguir foi publicado num Blog de Ilhéus. A autora faz estas considerações para falar das dificuldades orçamentárias que a Bahia  -  e Ilhéus  - tem para ter mais uma ponte.

Paula Trindade disse:
Já que estamos falando de orçamento, perguntas abaixo:

VOCÊ SABIA?
Você sabia que SP, MG e RJ têm os maiores orçamentos do país?
Você sabia que estes estados concentram, economicamente, o poder no país e construíram ao longo dos anos, uma política xenófoba contra o NE com a aquiescência de políticos nordestinos a fim de manterem seus feudos eleitorais?
Você sabia que o RJ com quase dezessete milhões de habitantes tem um orçamento de 52 bilhões de reais?
Você sabia que a Bahia com quase 15 milhões de habitantes tem um orçamento de 25 bilhões reais?
Você sabia que a cidade do RJ com quase seis milhões de habitantes tem um orçamento de 20 bilhões de reais?
Você sabia que as políticas industriais, automotivas e econômicas são para beneficiar estes estados do SE?
Você sabia que a maioria dos nordestinos, não todos, mas a grande maioria, vítima destas políticas absurdas dentro de um país que é uma federação, vêm para estes estados para fazerem trabalhos que, por aqui são considerados de segunda categoria?
Você sabia que isto é de indignar?
Você sabia que é preciso a população nordestina despertar para isto?
Você sabia que o NE é a região que tem o maior número de torcedores dos times do Rio de Janeiro e que dão uma grande renda a estes clubes?
Você sabia que a audiência que o NE dá a Globo gera-lhe uma grande receita publicitária?
Você sabia que o NE é recorrentemente prejudicado por estes três estados para que eles continuem dominando de forma desigual o país?
Você sabia que apenas estes três estados dominam a política do Planalto?
Você sabia que SP exporta o nordestino para fazer trabalhos braçais e depois vende seus produtos industrializados ao NE com preços absurdos? Sim, isto você sabe porque roupa e calçados aí sempre foram caros, a coisa mudou um pouco depois que chegaram os produtos chineses.
Você sabia que o NE não tem opinião pública, mas a própria imprensa nordestina, em mãos de políticos, adota a opinião pública do SE? Algo que precisa mudar urgentemente.
Você sabia que o NE sabe dos seus problemas, mas não os questiona e soluciona como deveria ser solucionado?
Você sabia que o problema da falta de infraestrutura no NE decorre da falta de grana que os estados não têm e ficam à mercê do governo federal para isto?
Você sabia que quando 2014 chegar, verá os candidatos a presidente destes respectivos estados em frente à tv falando que saberão resolver os problemas do país?
Você sabia que eles chegarão aí com o apoio dos políticos locais?
Você sabia que se não fosse o Bolsa Família o NE teria ainda os mais de vinte milhões de famintos?
Você sabia que tem gente por aqui que acha um absurdo dá esta ajuda de custo a estes milhões de nordestinos miseráveis? Detalhe, a maioria dos benefíciários é negra.
Você sabia que o Bolsa Família não vai resolver os problemas, mas o mais importante seria equilibrar estas desigualdades orçamentárias e regionais?
Você sabia que o Rio, SP e ES querem para si uma riqueza que é de todos e claro, perpetuar as desigualdades regionais?
Você sabia que os nordestinos precisamos acordar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.