quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

LEI DO PAI NOSSO

Acredite se quiser! A Câmara de Ilhéus aprovou e o prefeito passou o jamegão!

Uma "Lei" que obriga os estudantes das escolas públicas municipais a rezarem o "Pai Nosso".

Estupefato, leio comentários de leitores do Pimenta achando que a "Lei" é boa!  Que não fere os princípios constitucionais!

Sou Cristão! Oro com o Pai Nosso, deixado pelo Mestre. Mas isso não significa que as demais pessoas sejam "obrigadas" a fazer o mesmo!

Não se pode tornar um rito cristão obrigatório a toda a população. Ainda que só existisse um único brasileiro não-Cristão, a Lei seria inconveniente e inconstitucional. 

Um favorável à "Lei"  (comentando no Pimenta) tenta justificar sua aprovação com o termo "...pois a esmagadora maioria é católica”. Ora, como aplicar princípios democráticos a casos que envolvam religião, opção sexual, ou outras escolhas de fôro íntimo e do livre arbítrio?

No presente caso, a “Lei” obriga a que todos os alunos, cristãos ou não, “rezem” a belíssima oração deixada pelo Cristo. O que representa um desrespeito e até uma violência àqueles que professam outros credos não baseados na Doutrina do Cristianismo.

Não se deve esquecer que nossa legislação educacional já estabelece como disciplina o “Ensino Religioso”, no Ensino Fundamental das escolas públicas. Entretanto, a matrícula do aluno nessa disciplina é FACULTATIVA.

Convém sempre lembrar que a intolerância religiosa e a tentativa de impor um único credo religioso (na Idade Média), resultou num dos maiores genocídios registrados pela História da Humanidade. E olhem que esse credo tinha (e ainda tem) suas bases no Cristianismo!

Vamos imaginar que a maioria dos vereadores e o prefeito de uma determinada cidade brasileira fossem mulçumanos (ou hinduístas, ou budistas, ou xintoístas…) e, nessa condição, aprovassem e sancionassem uma Lei obrigando aos nossos filhos (estudantes) a praticarem os ritos de uma dessas religiões! Analisando por esse ângulo, estaremos nos colocando no lugar dos que não são Cristãos e tem filhos estudantes nas escolas públicas ilheenses.

Portanto, continuemos (nós) orando com o Pai Nosso, ensinado pelo Mestre, e deixemos aos demais suas próprias escolhas! E que Deus nos proteja a todos!

Souza Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.