segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MULHER NA MARIINHA

São mais de 30 Anos da Mulher Militar na Marinha do Brasil.

Hoje, elas já são 5.500 Marinheiras e Fuzileiras Navais integrando os diversos Corpos e Quadros especializados da nossa Marinha. 

Mulher na Marinha

O ingresso da Mulher na Marinha ocorreu por intermédio da lei 6807 de 07/07/1980 e esta foi regulamentada pelo decreto 85238 de 07/10/80. Na época, o Ministro da Marinha era o Almirante-de-Esquadra Maximiano da Silva Fonseca.

Ao longo desses anos de serviço, a participação da mulher na Marinha tem sido marcante. 

Atualmente, elas ocupam as seguintes áreas, como Praças ou como Oficiais: Medicina, de apoio à saúde, engenharia, arquitetura, construção civil, pedagogia, contabilidade, administração, direito, história, comunicação social, museologia, biblioteconomia, informática, economia, serviço social, psicologia, entre outras.

Para ingressar, é necessário participar de Processo Seletivo (PS) destinado à candidatos de ambos os sexos, com as mais variadas formações: Ensino Medio completo e Curso Técnico em uma das áreas de interesse da Marinha do Brasil (para concorrer ao Processo Seletivo para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças (CAP) ou Curso Superior relativo à profissão a que deseja concorrer, para ingresso no Quadro Complementar de Oficiais: Intendentes (QC-IM), Quadro Técnico (T), Corpo de Engenheiros da Marinha (EN) e Corpo de Saúde da Marinha (CSM).

Será necessário aguardar a divulgação de cada Edital para saber se haverá vagas na área desejada, uma vez que as mesmas são abertas de acordo com a necessidade da Marinha do Brasil, variando a cada ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.