quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O FLAMENGO E O JOEL RETRANCA

O mesmo estilo, o mesmo esquema de jogo!  Joel Santana repete no Flamengo o que fez no Bahia em 2011. Um time preocupado em se defender, em não levar gols, apenas isso. Somente depois que está em desvantagem no placar, é que o Joel coloca jogadores para tentar fazer o time ficar mais ofensivo. Aí, a vaca já está no brejo!

Com o Bahia ele até conseguiu reverter alguns resultados negativos, mas com o Flamengo não tem dado certo. Deixou de ganhar a partida pela Libertadores fora de casa e agora foi desclassificado pelo Vasco, mesmo tendo saído na frente.

No Bahia ele podia contar com jogadores que deixava no banco e, quando entravam,  mudavam a cara do jogo.  O Bahia tinha (e ainda tem) bons jogadores que jogam ofensivamente, especialmente pelos lados do campo.  

O mesmo não ocorre com o Flamengo. É um time limitadíssimo, especialmente depois que perdeu o Tiago Neves.  O Flamengo de hoje se limita a Ronaldinho Gaúcho e Leonardo Moura.  Os demais são fraquíssimos coadjuvantes. Para piorar, Joel prefere deixar Bottinelli e o Camacho no banco, quando deveriam ser titulares. Bottinelli não deve servir porque é um volante que joga mais à frente. Na zaga, tem o que há de pior nos chamados times grandes do futebol brasileiro: Wellinton.  Joel ainda deixa o meia Maldonado no banco pela opção de trancar a cabeça da área com três volantes ou de escalar três zagueiros. Mesmo com suas limitações, o Flamengo poderia ser mais ofensivo se o Joel não fosse retranqueiro.

O futebol bahiano agradece a sua volta para o Rio!  Os rubronegros que te aturem!

2 comentários:

Thiago Ferreira dos Santos Zandoná disse...

O time do Flamengo com uma folha salarial astronômica que tem (algumas fontes estipulam que chegue a um custo de R$ 7,5 milhões mensais) deveria ganhar todos os títulos que for disputar. Entretanto, o time perde para o Bacaxá que deve ter folha salarial mensal menor que o salário do Negueba, empata com o Lanus jogando num esquema que Joel inventou (8-0-2), empata com meia dúzia de outros times pequenos e tem dificuldades de fazer uma campanha digna de um time grande.

É hora do Flamengo se livrar de jogadores caríssimos como Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, e investir no bom e barato. O Mengão sempre formou bons times com jogadores da base sem precisar recorrer àqueles decadentes que regressam ao Brasil como deuses, mas que não compensam o que o clube investe neles.

Só pra completar, uma boa equipe começa com um bom técnico e no Brasil um bom profissional da prancheta está em extinção. Então fora os técnicos retranqueiros! Fora Joel Retranca! Ou o Joel muda essa forma escrota de jogar ou que vá treinar um time pequeno onde seu esquema se encaixa melhor.

Para mim seria um sonho ver o Flamengo ser treinado por Jorge Sampaoli ou qualquer outro técnico que valorize um futebol ofensivo. Entretanto, isso parece distante para qualquer time do futebol brasileiro, até mesmo para a seleção do país

Souza Neto disse...

É isso Thiago. Os rubronegros devem começar a pegar no pé do Joel Retranca. Depois que ele saiu do Bahia o time mudou. Falcão tem escalado o time para jogar ofensivamente. Este ano, até agora, o Bahia é o time recordista brasileiro em número de gols. Foram 33 em 12 jogos. Concordo com você quando diz que o Fla precisa aproveitar melhor os jogadores formados na base. Em 2010, o Flamengo foi o campeão da Copa São Paulo de juniores, vencendo o Bahia na final. O Bahia vem aproveitando muitos jogadores daquele time que disputou a final com o Flamengo.

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.