segunda-feira, 16 de abril de 2012

COMPLEXO DE VIRA-LATAS

Não sei como é em outros recantos desse extraordinário e "rico" estado chamado Bahia, mas, aqui na Região Cacaueira, só tem valor o que é ou vem de fora. Isto é a mais pura verdade!

Quando o assunto é futebol, nem é bom pensar! Os bons são os clubes e o futebol do Rio de Janeiro e de São Paulo. Aqui nada presta! Essa é opinião de 9 entre 10 baianos da região.

Nos últimos jogos da Copa do Brasil, Bahia e Vitória jogaram fora. O primeiro perdeu para o Remo (2x1) e o segundo empatou com o ABC (1x1). Um Blog local, aliás muito lido, estampou logo uma matéria falando que os citados clubes decepcionaram.  O que não concordo! Afinal, jogaram fora de casa e do outro lado também havia uma equipe com o mesmo número de jogadores. 

Interpretações negativas como essa decorrem do “complexo de vira-latas” que tem todo nordestino em desvalorizar o que é do Norte e do Nordeste. Ou será que os times do Pará e do RN tem que, obrigatoriamente, “abrir as pernas” para outras equipes consideradas “superiores”!?

O autor da matéria também tentou esculhambar o Bahia de Feira, por sua derrota para o São Paulo (2x5). Nesse jogo, o que vi foi um juiz tendencioso que validou o primeiro gol são-paulino quando o autor estava impedido e depois viu uma penalidade cometida pelo goleiro QUE NÃO EXISTIU. Além de prejudicar a equipe baiana com a marcação da penalidade, ainda expulsou injustamente o goleiro.

Entre todas as partidas transmitidas pela TV naquela quarta-feira, optei por assistir Bahia de Feira e São Paulo. Primeiro porque sou BAIANO e segundo porque torço contra todos os clubes do Rio e de São Paulo.

Fiquei envergonhado com o que vi nesse jogo. Segundo os dados anunciados na TV, havia 16.000 torcedores no Jóia da Princesa. Apesar disso, o número de torcedores do clube de São Paulo era muito superior aos do clube baiano. Ora, o jogo era na BAHIA! Imagino que pelo menos 10.000 torcedores que estavam no estádio torciam para o São Paulo! Como classificar/definir comportamentos como esse!?

Vou tentar: 

10.000 BAIANOS IDIOTAS ESTIVERAM ONTEM NO JÓIA DA PRINCESA!
 ou
10.000 BAIANOS QUE, SE FOREM A SÃO PAULO, SERÃO HUMILHADOS E, COM UMA BOA DOSE DE SORTE, ESCAPARÃO DE UM LINCHAMENTO POR PARTE DE PAULISTANOS NEO-NAZISTAS.

Vivemos em um Estado extraordinário e potencialmente rico! Nossos problemas podem ser atribuídos ao “povo”, ou à falta dele! É isso... Talvez não tenhamos POVO, no verdadeiro sentido da palavra.

SOMOS UM BANDO DE PITECOS IMBECIS, QUE ACHA TUDO DE FORA BOM E MARAVILHOSO! AQUI NADA PRESTA, INCLUSIVE OS CLUBES DE FUTEBOL!

E, na verdade, o que aqui não presta é um estrondoso percentual da população!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.